quarta-feira, 16 de março de 2011

Jardim de Infância do Bairro - O Gato

O Gato

Na sequência do Concurso de Ideias promovido pela Fundação Ilídio Pinho - Curiosidades do Nosso Mundo - Animais e Plantas, o Jardim de Infância do Bairro-Arrifana, envolveu as suas crianças no projecto de experimentação do animal: o Gato.
A actividade teve início com a apresentação multimédia da história interactiva “ O gato das Botas Altas”. De seguida ouvimos a canção” O gato das botas altas “em MP3. Também foi apresentada, em vídeo, a canção “Atirei o pau ao gato”.
Toda a pesquisa/informação sobre o gato, nomeadamente as suas características (alimentação, morfologia e imagens de algumas raças de gatos) foram apresentadas em multimédia.
As crianças fizeram ainda a dramatização da canção dos “Três Gatinhos” usando chapelinhos, fatos e mascarilhas de gatos.

Na questão-problema que se pôs às crianças “Se o gato cai sempre de pé?”, planeamos a experiência, utilizando uma gata que veio de casa de uma criança que frequenta o Jardim, para poder ser observado directamente e escolhemos vários locais da sala de actividades onde o gato poderia ser colocado em posição de queda.
Com o objectivo de promover o desenvolvimento da capacidade de observação através dos sentidos e estimular o gosto pela ciência, as crianças observaram directamente o gato, experimentaram-no e acompanharam todas as alternativas de situações de queda para, no final, concluírem que nas várias experiências realizadas o gato caiu sempre de pé, apoiado nas quatro patas.



O Filme


As crianças estiveram motivadas e interessadas durante toda a actividade. Participaram activamente colocando questões e fazendo observações nas várias fases do trabalho.
De acordo com os registos orais e gráficos que fizeram, podemos concluir que estas apreenderam os conteúdos apresentados. Utilizámos técnicas diversificadas na abordagem do tema, tornando estimulante e inovadora a aprendizagem dos conteúdos.


1 comentário:

  1. Simplesmente um dia fantástico na vida destas crianças! Foi, de certeza, um momento de muito entusiasmo, alegria e curiosidade!!!

    Parabéns!

    Beijinhos, ass: Rita

    ResponderEliminar