segunda-feira, 14 de março de 2011

EB1 de Igreja - O Gato

No âmbito do projecto da Fundação Ilídio, realizámos a mini-oficina “À descoberta do gato”, tendo como objectivo despertar nos alunos o gosto pela ciência e a experimentação, assim como a promoção da literacia científica.
Desta forma, foi proporcionada uma experiência impar aos alunos. Estes puderam ver, observar e realizar experiências com o gato que eles tanto gostam!
E como estavam motivados!!!
Como contextualização fizemos a leitura e exploração da história “O gato das botas”, dando especial enfâse à personagem principal – o gato.




Após uma apresentação onde foram abordadas as principais características do gato, tais como: locomoção, comportamento, alimentação, morfologia, reprodução…
Os alunos tiveram oportunidade de ver e mimar a “Luna”, a gata que colaborou na experiência. Observaram, levantaram questões, deram opiniões… e iam-se registando as observações mais pertinentes, que os alunos faziam.




Com base nas questões levantadas pelos alunos, realizou-se a experiência para se encontrar resposta para a questão problema “O gato cai sempre em pé?”. Os alunos observaram e participaram muito atentos e motivados na realização da experiência. No final, houve um diálogo reflexivo, sobre o observado e os alunos que tinham opiniões diferentes puderam verificar e constatar que o gato (a gata) caía sempre em pé.



A questão problema foi importante para concluirmos que o gato cai sempre de pé e também nos permitiu averiguar a agilidade e elasticidade dos ossos no gato.
Ficámos a saber que no gato, os músculos realizam uma série de movimentos instintivos que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio quando está numa posição desconfortável.

Outras actividades:








4 comentários:

  1. O nosso trabalho ficou muito bonito! Gostei muito desta atividade.

    ResponderEliminar
  2. Renata , Rita e Leonardo4 de abril de 2011 às 19:12

    Renata escreveu :o trabalho foi muito divertido e enterssante.A gata Luna era muito bonita e deixou-nos fazer o trabalho.
    Rita disse : Gostei muito e os vídeos estavam um ma-cimo 5 estrelas de luxo como a prof Raquel disse. fala-Leonardo eu adorei fiquei a saber muitas coisas sei que a gata do Rui é feminino esta 10000 estrelas...

    ResponderEliminar
  3. Este trabalho foi extraordinário.

    Parabéns!!

    ResponderEliminar