terça-feira, 15 de março de 2011

EB1 da Carvalhosa - O Cão

A EB1 da Carvalhosa iniciou o Projecto " À Descoberta do Ambiente Natural" com a implementação da primeira Mini-oficina, alusiva a este tema, com o animal considerado o melhor amigo do Homem - o cão.
Para uma optimização eficaz e motivante da aprendizagem dos alunos convidámos a Dr. Sara França (médica veterinária) com o intuito de proporcionar uma oportunidade ímpar e especializada aos nossos alunos e recorrendo à parceria da comunidade envolvente.
A contextualização a este tema foi uma autêntica "adivinha", a veterinária ofereceu aos alunos o livro - " Bonifácio muda de vida" e através deste os mesmos tiveram que descobrir a sua profissão e o tema em estudo.



Após uma apresentação multimédia onde foram abordados as principais características do cão, tais como: locomoção, morfologia, reprodução, comportamento, alimentação, cuidados... experienciaram, "in loco", as características observáveis do " Turco", o nosso cãozinho convidado, como por exemplo: o peso, a medida, escovagem do pelo, a dentição, a trufa...



De uma forma dinâmica, interactiva e significativa, os nossos alunos expuseram as suas dúvidas, curiosidades e vivências sobre o tema, as quais foram devidamente atendidas e clarificadas.
Paralelamente iam sendo registadas todas as observações pertinentes.
Antes da verificação da questão – problema: " Será que o cão encontra comida escondida?" foram apresentadas pelos alunos as suas concepções alternativas.
Seguiram-se os preceitos definidos para este procedimento e finalmente procedeu-se à verificação da questão - problema.


Foi um momento muito motivante e cativante para os alunos que estiveram com muita atenção a visualizar e a cronometrar o “Turco” a encontrar a sua comida.
Seguiu-se uma discussão reflexiva dos resultados que culminou na alteração das concepções alternativas dos que pensaram que o "Turco" não a encontraria.
Finalizamos esta actividade premiando os alunos com pinturas faciais alusivas ao tema, pela mão da artista plástica Antónia Santos.


Sem comentários:

Enviar um comentário