quarta-feira, 16 de março de 2011

EB1 de Nadais - O Caracol

Na mini-oficina “ À descoberta …do caracol” realizada no âmbito do projecto da Fundação Ilídio Pinho os alunos tiveram o privilégio de “olhar com outros olhos” para um animal que todos conheciam bem…ou pensavam que conheciam!?...
Primeiramente, os alunos tiveram oportunidade de visualizar e explorar um PowerPoint Intitulado “ A nuvem e o caracol” baseado num conto de António Torrado.
Deste modo, e porque a personagem principal era o caracol o diálogo foi orientado de forma a descobrir e dar a conhecer as concepções que cada um tinha relativamente a este animal, desde a seu aspecto, à locomoção, ao tipo de alimentação, habitat natural… certo é, que suscitou diferentes sensações (a constatar pelas expressões faciais de alguns alunos)!
Foi possível assim verificar que apesar de muito semelhantes, os caracóis não tinham todos as casas iguais, e que alguns eram preguiçosos e nem saíram de casa para se dar a conhecer. Depois, com cartolinas a servir de bancadas, construímos uma “pista de atletismo” numa secretária e outra no peitoril da janela da nossa sala, marcámos a “Partida” e a “Meta” e registámos os vencedores e a desistência de alguns… Verificámos que os caracóis não andam “a direito”, mas sempre às curvas… Durante este processo os alunos foram fazendo alguns registos no documento “Vamos observar …um caracol”. Desta forma foi necessário registar que os caracóis se deslocam mais rapidamente durante a noite, no escurinho!




A tarefa seguinte, e em sequência da moral da história "O Carnaval na floresta", que falava da beleza e da sua importância, cada aluno construiu um caracol diferente, pois tal como nós humanos, eles são todos diferentes e agora, como uso de plasticinas coloridas, bastante alegres! De seguida decidimos elaborar um espaço onde eles poderiam viver e ser felizes – um Jardim, pois tinha verduras, sombras das flores, humidade… um local simpático para um caracol poder estar sem ser incomodado…

Por fim passámos à resolução de uma situação que gerou alguma polémica e opiniões distintas, mas que tinham sempre na resposta uma das palavras: sim ou não… “Será o Caracol um animal forte?”
Para resolver esta problemática procedemos à resolução de protocolo específico para o efeito, observámos com atenção o que se foi passando e a maioria dos alunos ficou surpreendido com o resultado…o caracol pode parecer e ser frágil, mas que tem força tem! Então não é que um caracol conseguiu transportar, por arrastamento uma pedrinha …andou devagar, mas certo é que conseguiu deslocar-se com uma pedra mais pesada que ele durante um tempo…depois deve ter-se cansado e retirou-se para os seu aposentos e não nos deixou mais usufruir da sua companhia…até ao final do dia de aulas.

Actividades dos alunos do 1º e 3º ano


Com esta actividade e as tarefas desenvolvidas foi muito interessante verificar o gosto dos alunos em aprender pela experimentação, e como muitas vezes animais que aparentemente não trazem novidade…têm muitas surpresas escondidas…preciso é parar, observar, registar, voltar a observar, experimentar…pensar e respeitar!

Sem comentários:

Enviar um comentário