quarta-feira, 16 de março de 2011

Jardim de Infância das Fontaínhas - O Cão

Iniciamos o Projecto “Curiosidades do nosso Mundo-Animais e Plantas” com a primeira Mini-oficina cujo animal de estudo foi o cão. Após apresentação do filme “ Animais de estimação - O CÃO”, trouxemos à escola dois cães de raças diferentes, com os quais as crianças interagiram de forma lúdica, aprendendo sobre a sua morfologia, comportamento, locomoção, reprodução e alimentação. Dialogamos sobre as características de cada um, semelhanças e diferenças. Medimos e pesamos cada um dos cães. Esta experiência permitiu às crianças o despertar para um melhor conhecimento do cão.


Depois destas observações foi colocada às crianças uma questão-problema "O cão encontra carne escondida?", as respostas foram variadíssimas como, por exemplo, "o cão cheira bem vai encontrar", "O cão fareja por isso encontra a carne", "Ele está com fome, por isso vai logo procurar", "O cão não vai encontrar a comida, porque nós vamos esconder muito bem"... Foi importante esta actividade para concluirmos que o cão tem o faro muito apurado. Conseguiu encontrar a carne em 1min57seg.
A actividade decorreu muito bem. De uma forma activa e interessante, os alunos estiveram envolvidos na actividade e conseguiram esclarecer as suas dúvidas iniciais.



Outras actividades:

A construção de um livro tendo por base a história trabalhada:”Os dois bons amigos”, assim como a dramatização da mesma, serviram para realçar que o cão é o melhor amigo do homem.


A actividade foi muito produtiva e, mais uma vez, conseguimos que as nossas crianças sorrissem ao mesmo tempo que aprendiam informações interessantes sobre o animal em estudo.

As crianças do Jardim das Fontaínhas ainda fizeram a dramatização da história "Os dois amigos". Deste trabalho resultou um filme, que fará parte integrante das salas de aula para estar mais disponível para pesquisas, ...


A actividade foi interessante e permitiu a participação e acção de todos os alunos de uma forma integrativa e promotora de novos saberes em diferentes contextos.

1 comentário:

  1. Gonçalo Pinho:

    Eu gostei muito deste dia no Jardim de Infância, porque foi um dia muito divertido... Gostei muito de conhecer as cadelas, Mariana e Violeta. Ouvi uma história que já a vi aqui e gostei muito.
    Adorei o teatro, principalmente, da abelha, do cão , da borboleta, da joaninha, do rato e da D. Rosa...

    Está tudo muito bonito...

    ResponderEliminar