quarta-feira, 16 de março de 2011

Jardim de Infância de Manhouce - A Tarântula

A Tarântula

Após a apresentação multimédia realizada pela Educadora de Infância, a tarântula rosa foi colocada na mesa dentro de um aquário de vidro. De seguida foram explicadas as características deste animal.


As crianças observaram com o auxílio de uma lupa o tamanho gigante da aranha, o cefalotórax, o abdómen, os dois olhos, as oito patas, as quelíceras, os pedipalpos, a cor castanha e os pêlos.
Também observaram a alimentação da tarântula constituída por larvas vivas.
Uma criança trouxe de casa duas aranhas pequenas apanhadas no galinheiro pela mãe dentro de uma caixa transparente de plástico. O mesmo procedimento foi aplicado a estas aranhas.
As crianças observaram com o auxílio de uma lupa o pequeno tamanho das aranhas, o cefalotórax, o abdómen, as oito patas, a cor verde clara, bege e os pêlos; não conseguiram observar os olhos, as quelíceras e os pedipalpos devido ao seu pequeno tamanho.

Por comparação constataram que a alimentação destes pequenos animais são moscas, abelhas, baratas e
grilos que as aranhas matam para se alimentar.




Após a apresentação multimédia da aranha foi proposta a construção de um móbil de aranhas. As crianças aderiram com entusiasmo a esta actividade e corresponderam ao desafio lançado.
Os adultos cortaram com uma tesoura as caixas de ovos em duas partes para representar o cefalotórax e o abdómen.
As crianças uniram com cola UHU estas duas partes para obterem um cefalotórax e um abdómen tridimensional. De seguida pintaram-nas com tinta de acordo com a cor da aranha escolhida. Depois colocaram as oito patas, construídas com fio de metal revestido para moldar, de acordo com a cor da aranha escolhida. Por fim colaram a quantidade de olhos pretendida (2 ou 4).
Com a ajuda dos adultos o móbil foi pendurado no hall de entrada do Jardim de Infância.






Os objectivos propostos foram atingidos. As crianças adoraram esta Mini-Oficina «À Volta da Aranhas». Esta sessão proporcionou uma abordagem estimulante e inovadora dos conteúdos programáticos dentro do contexto da sala de actividades, estimulou o gosto pela ciência e a vontade de aprofundar conhecimentos, despertou nas crianças algumas questões acerca das aranhas, desenvolveu a capacidade de observação dos diferentes sentidos através da exploração de situações experimentais relativas a este animal.

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