Com o objectivo de proporcionar uma abordagem estimulante e inovadora dos conteúdos programáticos, dentro do contexto da sala de aula, estimular o gosto pela ciência e a vontade de aprofundar conhecimentos, promover o contacto com a experimentação científica, despertar os alunos, para algumas questões acerca dos seres vivos que as rodeiam, desenvolver a capacidade de aprender através de comparações entre animais – classificação, morfologia, locomoção, alimentação, comportamentos e desenvolver a capacidade de observação e os diferentes sentidos através da exploração de situações experimentais relativas a animais, foram preparadas as seguintes actividades:
ACTIVIDADES REALIZADAS
• Visualização do PowerPoint com a história “Por que é que as moscas comem à nossa mesa?”
• Exploração oral da história, com destaque para a relação entre os animais que nela participam – aranha e mosca, empregando os termos predador e presa;
• Realização da experiência no sentido de encontrar resposta para a questão-problema “Será que as aranhas comem pão?”, partindo de questões colocadas pelos alunos;
• Leitura do texto informativo com a classificação, locomoção, comportamentos, morfologia, alimentação, ecossistemas e forma de reprodução da Aranha;
• Preenchimento do Bilhete de Identidade da Aranha com base nas informações do texto informativo;
• Preenchimento das folhas de registo da experiência realizada;
• Realização de trabalhos diversos:
- recorte e colagem de papéis de jornais e revistas para preenchimento do corpo da aranha;
- pesquisa de características e curiosidades da Aranha e redacção de um texto;
- produção de textos poéticos sobre a Aranha;
- construção de um cartaz com os trabalhos produzidos pelos alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário