terça-feira, 15 de março de 2011

EB1 do Bairro - A Minhoca

A Minhoca

Na observação das minhocas, as crianças disseram que é acastanhada, lisa, húmida e cheira muito ma l. Possui risquinhos na pele e, ao rastejar, ela estica e encolhe o corpo, fazendo pequenas ondas. Não gosta de estar na mão das pessoas, porque está sempre a mexer-se e quer ir para outro lado. Elas vão para a terra e fazem lá buracos porque têm medo dos meninos, pensam que lhes vão fazer mal, como os ouriços.
Existem minhocas gordas, magras, compridas e curtas. Assim, das três minhocas observadas, uma pesava 5,2g, outra 4,3g e outra 1,3g e mediam cerca de 9,9cm, 8,4cm e 8,7 cm. Umas são pequenas e magras porque não comem muito, mas as grandes e magras fazem muitos buracos e ficam magrinhas.





As crianças gostaram muito de observar as minhocas. O momento que lhes despertou mais a atenção foi tocar nelas e cheirá-las. Umas crianças sentiram repugnância, outras riram, pois fazia cócegas, mas todas concordaram que o odor era mau, semelhante às fezes.
No que concerne ao peso, as crianças não sentiram entraves. No que respeita à medição do comprimento, este não foi efectuado com rigor, uma vez que as minhocas não paravam de rastejar e assim alteravam o seu comprimento.
O registo foi efectuado com alguma facilidade.
Após os registos realizados as crianças concluíram que as minhocas gostam mais do escuro, pois ao fim de 10 minutos, apenas uma minhoca ficou na luz.
No fim da experiência, as crianças decidiram colocar as onze minhocas numa caixa com terra e comprovaram que elas gostam mais de estar no escuro, pois passado algum tempo, todas fizeram buraquinhos e foram para debaixo da terra. Nenhuma optou por ficar à superfície, exposta à luz natural.
As crianças gostaram muito de fazer esta experiência. Estiveram muito eufóricas, mas bastante concentradas e empenhadas na sua tarefa.
Todas elas compreenderam de forma rápida e fácil toda a experiência, face à execução do registo escrito da mesma. Para além disso, desenvolveram o gosto e respeito pelas minhocas e compreenderam a importância de as preservar.

Sem comentários:

Enviar um comentário