segunda-feira, 14 de março de 2011

Jardim de Infância de Manhouce - O Caracol

O Caracol é um Animal Forte?




No âmbito do Projecto «Curiosidades do Nosso Mundo-Animais e Plantas» o Jardim de Infância de Manhouce estabeleceu uma parceria com o Visionarium. Este realizou neste Jardim uma Mini-Oficina «À Volta do Caracol».
Na sessão da Mini-Oficina, o objecto de estudo foi um caracol de jardim. As crianças interagiram experimentalmente e de forma lúdica com este ser vivo, aprendendo sobre a sua classificação, locomoção, comportamentos, morfologia, alimentação, ecossistema e reprodução.
Através de uma experiência realizada com o caracol, em que se colava com fita cola uma tira de papel à concha e se sobrepunham várias anilhas, as crianças verificaram que o caracol era um animal forte porque conseguia transportar o triplo do seu peso.
As crianças adoraram esta actividade, pois proporcionou uma abordagem estimulante e inovadora dos conteúdos programáticos dentro do contexto da sala de actividades, estimulou o gosto pela ciência e a vontade de aprofundar conhecimentos, promoveu o contacto com a experimentação científica, despertou nas crianças algumas questões acerca dos seres vivos que os rodeiam, desenvolveu a capacidade de observação dos diferentes sentidos através da exploração de situações experimentais relativas ao caracol.






Os objectivos propostos foram atingidos. As crianças adoraram esta Mini-Oficina «À Volta do Caracol» promovida pelo Visionarium de Santa Maria da Feira devido a uma parceria estabelecida.

CONSTRUÇÃO DO CARACOL EM FORMATO TRIDIMENSIONAL



A realização desta actividade causou um grande impacto nas crianças. Não só pelo tamanho gigante do caracol, mas pelo efeito visual da sua concha extremamente colorida e circular.
Através da apropriação da linguagem elementar das artes, as crianças e os adultos produziram plasticamente a representação de um caracol integrado num ecossistema. Este, tal como um caracol verdadeiro, possui um pé, uma concha, antenas menores e antenas maiores onde estão situados os olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário