segunda-feira, 2 de maio de 2011

EB1 da Carvalhosa - O Sapo


Para dar continuidade ao projeto "Ciência na Escola”, a E.B.1 da Carvalhosa foi mais uma vez "À Descoberta do Ambiente Natural" com a implementação da segunda Mini oficina. O sapo foi agora o animal de eleição.
A contextualização a este tema foi efetuada através da visualização retrospetiva e interativa de um tema musical, muito conhecido e que marcou a infância de muitos pais e familiares dos nossos alunos “Eu vi um sapo” de Maria Armanda que ganhou o Skin de Ouro de 1988.
Esta viagem no tempo, foi fantástica, porque não só motivou os alunos como os empenhou de forma mais ativa e contextualizada nas atividades que se desenvolveram.
O primeiro contato com o sapo foi muito engraçado, pois tanto alunos como professores mostraram reações muito diversificadas (saltar, “fugir”, gritar, …). No entanto, depois de observar e conhecer melhor algumas características do animal, todos modificaram as suas opiniões/concepções, dissolvendo-se assim alguns mitos, ditados populares… acerca do mesmo.
Os registos relativos às características externas do sapo foram realizados com muito método, rigor e empenho.
A questão problema levantada pelos alunos foi muito pertinente e importante para esclarecer uma das dúvidas que ainda persistiam “Será que o comprimento dos saltos do sapo é sempre igual?”. Depois da experimentação, verificou-se que os saltos do sapo, neste contexto experimental, foram sempre iguais. Verificou-se ainda e, para descoberta de muitos dos alunos, que o sapo também caminha.
Para finalizar esta Mini oficina, desenvolveram-se diversas atividades das quais destacamos: a construção, com recurso a materiais recicláveis, de sapos, textos, acrósticos, desenhos, … e à entoação coreografada da canção utilizada para contextualização do animal em estudo.


“…eu vi um sapo,… , ho visto un rospo…”



Após a contextualização ao tema e a observação das principais caraterísticas fisiológicas externas do sapo, procedeu-se à verificação da questão-problema.
Pintamos as patas do sapo e colocamo-lo em cima de um papel de cenário; posteriormente efectuou-se a medição do comprimento dos saltos impressos no papel de cenário.
Ao longo de toda a experiência foram utilizadas luvas de forma a garantir a integridade física quer do animal, quer das crianças que se disponibilizaram a pegar nele.
Após a experiência lavamos cuidadosamente o animal para lhe retirar todos os vestígios de tinta (tinta não tóxica).

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