terça-feira, 17 de maio de 2011

JI do Bairro - O Grilo

Ilídio Pinho ” Curiosidades do nosso Mundo” - O GRILO

Dando continuidade ao projecto Ilídio Pinho ” Curiosidades do nosso Mundo” e com o objectivo de proporcionar uma abordagem estimulante e inovadora dos conteúdos programáticos, dentro do contexto da sala de aula, estimular o gosto pela ciência e a vontade de aprofundar conhecimentos, promover o contacto com a experimentação científica, despertar os alunos, para algumas questões acerca dos seres vivos que as rodeiam, desenvolver a capacidade de aprender através de comparações entre animais – classificação, morfologia, locomoção, alimentação, comportamentos e desenvolver a capacidade de observação e os diferentes sentidos através da exploração de situações experimentais relativas a animais, foram preparadas as seguintes actividades:
ACTIVIDADES REALIZADAS:
- Visualização do PowerPoint com a fundamentação sobre o grilo.
- Visualização do PowerPoint da história “O grilo verde” de António Mota.
- Exploração oral da história, “O grilo Verde” a partir do livro, com destaque para a relação entre os animais que nela participam – os grilos pretos e o grilo verde.
- Vídeo ilustrativo de como se apanha um grilo “Sons da natureza”.
- Vídeo “Serenata do grilo” canção da Xuxa.
- Observação a olho nu, com a lupa e com o microscópio do grilo macho e fêmea.
- Registo gráfico, pintura de duas imagens do grilo.
- Construção de um fantoche – grilo verde e o grilo preto.
Na sala, depois de feita a apresentação multimédia, observámos os grilos a olho nu e com a lupa. Concluímos que os grilos são pequenos quando os vemos a olho nu, mas são grandes vistos com a lupa. Nos grilos que observamos, verificámos que têm um corpo todo preto, com uma pequena faixa dourada, têm 6 patas e duas antenas, tem pelinhos nas patas. Aprendemos que existem também grilos pretos, verdes e castanhos. As diferenças entre os grilos machos e os grilos fêmea são as seguintes, os grilos machos têm dois rabos e só eles cantam, friccionando uma asa na outra. Os grilos fêmea têm 2 rabos, mas no meio destes, existe um canal chamado ovipositor. Os grilos comem verduras. Após a apresentação multimédia e da observação do grilo foi proposta a pintura de duas imagens de grilos e a construção de um fantoche do grilo. As crianças aderiram com entusiasmo a esta actividade e corresponderam ao desafio lançado.
O Pai da Leonor trouxe para o Jardim de Infância a terra com as ervas e as luras onde apanhou os grilos. Depois de os observarmos, voltamos a colocá-los no seu habitat, que foi reconstruído dentro dum depósito.
Após a apresentação multimédia do grilo foi proposta a construção de um fantoche do grilo. As crianças aderiram com entusiasmo a esta actividade e corresponderam ao desafio lançado.
Os objectivos propostos foram atingidos e as crianças adoraram esta Mini-Oficina. De uma forma dinâmica, interactiva e motivadora, as nossas crianças expuseram as suas dúvidas, curiosidades e vivências sobre o tema, as quais foram devidamente atendidas e clarificadas demonstrando gosto em aprender novos conteúdos.  Com estas actividades e as tarefas desenvolvidas, foi muito interessante verificar o gosto dos alunos em aprender pela experimentação, e como muitas vezes animais que aparentemente não são novidade…têm muitas surpresas escondidas. À semelhança de outras experiências, as crianças gostaram muito de tocar e sentir os grilos. É sempre o momento de grande euforia, uma mistura de medo e curiosidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário