domingo, 8 de maio de 2011

JI das Fontaínhas - O Sapo

Depois da apresentação do filme: “Os animais das lagoas”, onde as crianças tiveram um primeiro contacto com o sapo, as suas características, a sua reprodução, e o seu habitat, foi-lhes apresentado um sapo ao vivo. A 1ª reacção da maioria das crianças foi de repulsa perante o animal. Mas depois veio a curiosidade… e o sapo foi explorado até à exaustão. Passados uns tempos todas as crianças já tocavam no sapo como se de um bicho de estimação se tratasse.
Os girinos e um sapo bebé, também fizeram as delícias das crianças e ainda fazem pois continuam connosco no Jardim e é com grande entusiasmo que as crianças descobrem as transformações quase diárias na sua morfologia.


Outras actividades
Depois de ter sido contada a história do Sapo Apaixonado, as crianças sugeriram fazer a sua dramatização e as Educadoras propuseram-lhe um tipo de teatro diferente. A sugestão foi o teatro de sombras. As crianças depois de lhes ser explicado como se fazia, entusiasmaram -se imediatamente e metemos mãos à obra.




A construção do livro surgiu depois de as crianças terem feito vários registos gráficos muito interessantes. Com a compilação desses registos ficamos com mais um livro na nossa biblioteca, com a vantagem de ter sido feito por nós – Crianças.

Nesta mini-oficina, as actividades e as tarefas foram desenvolvidas pelas crianças com gosto em aprender através da experimentação. Descobrir animais que até eram muito feios, mas agora até são giros(citação de uma criança).

Sem comentários:

Enviar um comentário