quinta-feira, 19 de maio de 2011

EB1 da Carvalhosa - A Borboleta

A EB1 da Carvalhosa, uma vez mais, empenhou-se na implementação da terceira Mini-oficina no âmbito do Projeto “Ciência na Escola”, agora com o estudo da Borboleta.
As borboletas são insetos magníficos cheios de cor e graciosidade. Estudar este animal tão pequeno e delicado foi extremamente interessante.
Os alunos começaram por ouvir a leitura dramatizada da história “ A Lagartinha muito comilona” de Eric Carle; inteirar-se e contactar com as características externas deste animal.
Foi interessante ver os olhitos brilhantes das nossas crianças a cintilar de alegria pelas descobertas efectuadas através da observação, pesagem e medição da borboleta. Posto isto, foi tempo de procurar uma lagartinha para responder à questão problema lançada pelos alunos: “ Quanto tempo demora a metamorfose de uma borboleta?”
Este momento revestiu-se de muita importância. O contacto com a Natureza e a observação de todo o processo de transformação de uma borboleta desde a fase larvar até à fase adulta foi alvo de muita atenção, curiosidade e criatividade que se reflectiram em todos os momentos sequentes.
Foram elaborados trabalhos de natureza diversa e interdisciplinar: redação de poemas, acrósticos; construção de borboletas com recurso a materiais recicláveis, mobile; elaboração de elementos decorativos para completar o cartaz geral deste projeto.



Sem comentários:

Enviar um comentário