quarta-feira, 18 de maio de 2011

EB1 de Nadais - A Abelha

Voando e descobrindo com a abelha de Nadais

No seguimento do projecto “Ciência na Escola”, os alunos da EB1 de Nadais desta vez decidiram abandonar os caracóis e voar para outros destinos.
Pois é, nada melhor do que pedir boleia a uma abelha e tentar saber coisas engraçadas mais importantes deste animal, que por vezes “pica”.
Assim, foram trabalhadas algumas questões-problema, para tentar saber acerca das asas, das patas e dos olhos deste animal a quem alguém já baptizou de Abelha Maia.
Para isso, os alunos puderam investigar principalmente através da internet as características físicas mais importantes, bem como os seus hábitos e habitat, entre outros.
Também tivemos a oportunidade de observar bem mais de perto, recorrendo a lupas, uma abelha capturada. Pudemos observar então que, a abelha é um pequeno insecto peludo, com riscas amarelas e pretas, com três pares de patas e com 5 olhos.
Com todos estes dados recolhidos visualmente, decidimos ir procurar na internet a razão de a abelha ter esta morfologia, para que pudéssemos dar resposta às três questões-problema.
Aprendemos que relativamente às patas, um par serve para limpar as antenas, o segundo par para dar apoio à abelha e o terceiro para ela poder retirar o pólen das flores.
Ficamos a saber que a abelha possui 5 olhos, sendo dois bem grandes e três mais pequenitos. Os dois olhos grandes situam-se nos lados da cabeça, para ela poder ver tudo o que a rodeia e os outros três ficam no centro da cabeça em forma de triângulo, onde apenas detectam a intensidade luminosa. Relativamente aos seus olhos, ficamos a saber que as abelhas não distinguem a cor vermelha e que os seus grandes olhos conseguem aumentar até 60 vezes o tamanho das coisas que estão mais longe!! Foi engraçado saber que nós poderíamos medir 84 metros!!!!
Relativamente às suas asas, descobrimos que a abelha tem dois pares de asas membranosas, bem desenvolvidas sendo o par anterior maior que o posterior. E foi tão giro ver aquelas asas pequeninas tão grandes através do microscópio.
Depois de recolher toda esta informação, cada aluno registou tudo isto, para então chegar a várias conclusões e às respostas pretendidas.
Posteriormente, pudemos observar alguns documentários sobre a produção do mel. Toda esta descoberta à volta da abelha levou-nos a perguntar como se faz o mel. Sim, aquele alimento doce e que alguns fazem “cara feia”, porque não sabem como é bom e faz bem à nossa saúde.
Para acabar, ficamos curiosos em saber quem foi a Abelha Maia, porque no ano passado até nos disfarçamos de abelhas no Carnaval e dançamos a música dela. Os nossos professores explicaram-nos que quando eram pequeninos viam os desenhos animados da Abelha Maia e quisemos também ver. Achamos piada em saber que a abelha que estivemos a estudar podia ser muito bem a Abelha Maia.

  
 

1 comentário: